Tecnologia no Futebol 2022


               O futebol mudou. Como consequência disso, muita atenção é dada ao seu desenvolvimento, especialmente quando estamos falando da parte tecnológica. Muito diferente do passado, hoje o futebol é um esporte complexo e que depende, de certa forma, dos avanços da tecnologia para acontecer como acontece hoje.
Se no passado tínhamos bolas pesadas, chuteiras com materiais que machucavam os pés dos jogadores e árbitros cometendo erros grotescos que chegavam a mudar o rumo da partida, hoje o cenário é completamente diferente. Graças à tecnologia, muitos aspectos do esporte evoluíram e hoje temos mecanismos que realmente modificaram o futebol em um nível nunca antes imaginado.
Neste artigo, você vai conhecer tecnologias no futebol que já são utilizadas. É muito provável que você já tenha visto elas em ação em algum momento, mas é bem interessante entender como elas surgiram e estão impactando o esporte mais popular do mundo. 


Tecnologia da linha do gol
Sabe aquele momento crítico em que a bola quase entrou e o árbitro não sabe se dá gol ou não para o time atacante? Esse é uma situação típica em que a tecnologia de linha de gol, ou LGT na sigla em inglês, resolveria o problema. Esse sistema foi utilizado pela primeira vez no mundial de clubes de 2012, no Japão, e desde então tem ajudado árbitros a tomar essa difícil decisão de dar o gol a favor de uma equipe.

O funcionamento dessa tecnologia é bem simples e se apoia no uso de complexos sistemas de câmeras. Para definir definitivamente se a bola cruzou a linha do gol, um chip dentro da bola avisa remotamente o árbitro, que recebe uma notificação em seu relógio. Graças a essa tecnologia no futebol, diversas situações potencialmente polêmicas já foram evitadas, o que com certeza tem melhorado o esporte.

Material de equipamentos
A tecnologia também está presente nos equipamentos que os atletas utilizam para praticar o futebol. A chuteira, por exemplo, evoluiu de um calçado com ponta de metal e pregos de sustentação para um aparato tecnológico que praticamente se ajusta ao pé dos jogadores. O formato da chuteira foi formulado para os chutes, as palmilhas absorvem melhor o impacto e as travas dão maior controle durante as corridas.
O mesmo pode ser dito da camisa dos jogadores. Em vez de um pano simples usado apenas para estampar a bandeira, nome e número do atleta, hoje ela possui tecnologias que ajudam a melhorar a transpiração, são leves e ainda auxiliam na manutenção da temperatura do jogador – especialmente importante em partidas em lugares frios.
A bola, o astro da partida, também passou por evoluções constantes. Além de possuir o chip utilizado na tecnologia da linha do gol, o seu material é menos absorvente à água e mais resistente, permanecendo intacta mesmo diante dos chutes e impactos constante e sem apresentar deformações significativas. No passado, as bolas eram simplesmente feitas de couro animal e estragavam com facilidade.

Análise de desempenho
Além da melhoria dos equipamentos diretamente ligados ao atleta durante a partida, a tecnologia também ajudou a melhorar tudo o que envolve o treino do jogador. Testes complexos, treinamentos personalizados, aparelhos de medição de última geração são usados para analisar e melhorar o desempenho dos jogadores. Isso acaba refletindo no resultado do atleta em partida, que pode melhorar sua performance graças à tecnologia.
O pós-jogo também foi beneficiado pela tecnologia no futebol. Diversos equipamentos e testes médicos ajudam a melhorar a recuperação dos jogadores, mesmo aqueles que sofrerão lesões. Podemos até mesmo citar os avanços na medicina, que hoje consegue propor tratamentos avançadíssimos para tratar diversas condições que o corpo do atleta, extremamente requisitado, pode apresentar.

Árbitro de Vídeo
Por fim, a última tecnologia que eu gostaria de trazer para esta lista é uma das mais recentes. O VAR, sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo, foi utilizado na Copa do Mundo da Rússia em 2018 e mostrou o seu potencial em mudar o rumo da partida. O objetivo dessa tecnologia é auxiliar o árbitro em lances polêmicos e que exigem uma análise mais aprofundada.
Quando necessário, o árbitro principal aciona uma equipe localizada em uma sala no estádio. Nessa sala, diversas pessoas estão analisando monitores com vários ângulos diferente do jogo. Eles podem ajudar tirando dúvidas pontuais para o árbitro principal, como a ocorrência de um pênalti ou impedimento em um momento decisivo. A tecnologia realmente está em todos lugares.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Parceiro

Blog Parceiro
Tudo sobre arbitragem

Posts Recentes

Seguidores

Pesquisar este blog

Dimmi Yuri Cardoso. Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é Dimmi e para falar de mim é preciso falar de arbitragem, futebol, tecnologia e família.

Pages