Mapa Mental e Pirâmide do Conhecimento

Tudo o que você precisa saber! 
 O tempo todo somos bombardeados com várias informações, e nosso cérebro só “guarda” aquilo que ele acredita que possa ser o mais importante! Dessa maneira, tentarei levar até vocês um método eficiente para garantir uma melhora na memorização e aprendizagem nos estudos para regras de futebol, provas teóricas, concursos públicos. Esse método é o Árbitro Futebol Clube.
Mas afinal, você sabe o que é e como funciona um mapa mental?! Vamos te explicar esse método incrível para que você possa melhorar seu rendimento nos estudos.

O que são Mapas Mentais?
Os mapas mentais é o nome dado para um tipo de diagrama criado pelo inglês Tony Buzan. Os mapas mentais são voltados para a gestões de informações e de conhecimentos. São representações livres de pensamentos que se dividem a partir de um conceito central, para compreensões e soluções de problemas, melhorando a memorização e o aprendizado.
Os mapas mentais podem variar de simples a elaborados, podendo ser desenhados à mão ou no computador, incluindo fotos, desenhos, linhas curvas de espessuras variáveis e conterem diversas cores.

Compreendemos que os mapas mentais são essenciais na hora do estudo, pois reduz, simplifica e seleciona as informações que serão mais relevantes referente ao que está sendo estudado, ajudando nosso cérebro a fazer novas associações velozmente. Melhorando as conexões entre os conceitos chave, tornando a criatividade mais fluente.




Qual a importância dos Mapas Mentais?

Ao fazermos os mapas mentais, estamos trabalhando com os dois lados de nosso cérebro, o lado racional e o lado criativo, fazendo toda diferença nos estudos. É um método eficaz, melhorando a memória e a compreensão através da representação visual de informações.
Os mapas mentais podem ser usados na hora de expressar suas ideias, de uma maneira mais simples, rápida e direta. Com ele você pode fazer conexões, tendo uma visão mais ampla do assunto e uma rápida compreensão do tema que vem sendo estudado.
Melhorando a produtividade em seus processos de conhecimentos e organização na produção de conteúdo, desenvolvendo uma melhora na concentração, na absorção e lidando melhor com o excesso de informações, tornando um filtro eficaz para os estudos.
 




Como criar Mapas Mentais?

Adaptamos 05 (cinco) elementos que são essenciais e devem estar presentes na criação do seu Mapa Mental!
1º Ideia Central: Todo mapa mental se inicia com uma ideia central, essa ideia é o “tema” do mapa mental. Dê início ao mapa mental sempre no centro da folha, preferencialmente no formato horizontal, dessa maneira você terá mais espaço livre para desenvolvimento do seu mapa;
2º Ramificações: Assim que definida a ideia central, comece a criar as ramificações. Serão as conexões entre a ideia central e as ideias secundárias, assim por diante. Para um melhor entendimento, imagine como uma árvore e todos os seus galhos interligados ao tronco;
3º Palavras-Chaves e Imagens-Chaves: As palavras-chaves e imagens-chaves serão responsáveis pela ativação da nossa memória, fazendo com que nosso cérebro se assimile e memorize as informações, sintetizando o conteúdo. Evite colocar frases longas nos mapas mentais, pois o objetivo das palavras-chaves e imagens-chaves são ativar nossa memória e não passar informação completa;
4º Cores: Para uma melhor facilidade de compreensão utilize cores nos mapas mentais, isso permitirá que nosso cérebro tenha mais atenção ao mapa mental. É recomendado que defina uma cor para cada ramo principal, o cérebro terá uma melhor associação;
5º Edição: Faça quantas edições forem necessárias para ter mapas mentais completos e que possa ajudar você ao máximo para alcançar seus objetivos.



Como usar os Mapas Mentais nas revisões?

Os mapas mentais devem ser revisados da seguinte maneira:
♦ Revise os mapas mentais todos os dias nos primeiros 30 (trinta) dias;
♦ Após esse período, revise-os uma vez a cada 15 (quinze) dias, durante 06 (seis) meses;
♦ Depois desse período, revise-os uma vez por mês, por até 01 (um) ano;
♦ E por final, revise-os uma vez por semestre, ou pelo tempo que deseja manter as informações na mente.
Bons estudos!


 


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Parceiro

Blog Parceiro
Tudo sobre arbitragem

Posts Recentes

Seguidores

Pesquisar este blog

Dimmi Yuri Cardoso. Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é Dimmi e para falar de mim é preciso falar de arbitragem, futebol, tecnologia e família.

Pages